Cape Verde

Enabling Policy Environment for Wash in Schools

cape_verdeEm 2005 o governo aprovou o Programa Nacional de Saude Escolar que tem por objectivo contribuir para a melhoria do estado sanitário da população escolar de Cabo Verde e,a longo prazo, influenciar favoravelmente a adopção de comportamentos e hábitos saudáveis na escola e nas comunidades. Tem como principais objectivos reduzir a prevalência de doenças na comunidade, em geral, as iniquidades sociais e de género, os comportamentos de risco, bem comomelhorar a aprendizagem, beneficiando a qualidade do ensino. Tem como publico alvo a população educativa do Pré-Escolar, do Básico e do Secundário (dos três anos aos 16 anos) e visa melhorar a saúde desse publico alvo.

Actualmente 94% das escolas possuem infraestruturas de agua e saneamento e o Governo pretende atingir os 6% restantes até 2015. O Ministério da Educação procedeu a revisão curricular e as questões de WASH foram introduzidas de forma transversal em todas as disciplinas do EBIS (ensino basico intregrado e secundário)

The Ministry of Education is currently revising the curriculum for primary schools and WASH is being incorporated into the new curriculum.
– A Cooperação Luxemburgish is currently the major donor for WASH in Schools.
– UNICEF, FAO, WFP are key partners for WASH in Schools.

Quality and Coverage of WASH in Schools Programming

4page-img2Nos ultimos 25 anos, o UNICEF tem apoiado o Governo na implementação da sua politica de dotar as escolas de infratruturas de agua e saneamento, apesar de não existir um Plano especifico de agua e saneamento nas escolas. Esse apoio tem sido realizado através de financiamento da construção e reabilitação das WC e da conexão a rede de agua no ambito do UNDAF (2006-2010).
– Em 2009, o UNICEF realizou um estudo diagnostic para avaliar o impacto das suas intervenções. Como resultado deste estudo foi elaborado um Plano de Comunicação visando a mudança de comportamento para a Gestão e Conservação das WC por parte dos alunos, professores e comunidade educativa, uma vez que o maior problema verificado foi a conservação das infra-estruturas.
– Em 2010 o Ministério da Educação iniciou a implementação desse plano em 22 escolas pilotos e em 2011 preve-se o seu alargamento para as 421 escolas do EBI e tambem do pré-escolar. Esse plano está a ser implementado em estreita colaboração entre o Ministério da Educação, Misnistério da Saude e UNICEF.
– Em 2010 o Ministério da Educação iniciou a processo de criação de uma Base de Dados do Sistema Educativo que lhes permitirá ter todos os dados referentes a agua e saneamento, nomeadamente escolas com ou sem WC, agua, ligação de agua e racio dos alunos por WC. A base de dados eoncontra-se actualemnte em fase de teste.

 

 



Organizations Working in Wash in Schools



UNICEF

Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO)

World Food Programme (WFP)